quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O significado do Septagrama

O Septagrama

O septagrama (heptagrama) ou estrela de sete pontas é um símbolo de síntese e místico devido ás suas ligações com o número sete. Sete é um número integrante, enquanto encapsulando como faz, as ordens hierárquicas de pensamento místico clássico. Há sete esferas planetárias governadas pelos sete planetas da astrologia clássica, sete cores do arco-íris, sete dias da semana e sete notas distintas em uma escala musical.

É considerado frequentemente que o número três relaciona o Céu e os reinos mais altos, não só pelo conceito de trindade, mas também como o eixo vertical de espaço tridimensional; e o número quatro pertence à Terra e reinos do manifesto, em parte por sua relação com o quadrado e as quatro direcções de espaço bidimensional. Podem ser considerados sete e o septagrama, representando a soma de Céu e Terra, faz alusão às sete direcções do espaço - duas direcções para cada dimensão mais o centro. Como um aparte, doze, o número de sinais no zodíaco, é um numero de totalidade, expressando as possibilidades multiplicativas do Céu e Terra também como Céu num modo novo (1+2=3).

Como uma expressão do número sete, representa inteligência oculta e a beleza do “inteiro” (arco-íris e sinfonias são entrelaçadas de sete), o septagrama está relacionado com a sefira Kabbalistic Netsach. Outros sistemas de sete-dobra que podem ser relacionados ao septagrama incluem o sete latifah (faculdades subtis) de pensamento místico muçulmano e os sete chakras hindus principais - o chakra básico (Muladhara), o chakra sacro (Svadisthana), o chakra do plexo solar (Manipura), o chakra do coração (Anahata), o chakra da garganta (Vishuddi), o chakra frontal (3º olho) (Ajna) e o chakra da coroa (Sahasrara).

A associação do septagrama com os sete planetas da clássica astrologia aqui mencionada, e o septagrama na qual planetas são distribuidos em torno dos seus pontos. Começando com o ponto da Lua, em um movimento anti-horário avançando no septagrama dá a ordem destas Sefirot na Árvore da Vida que são encontradas na astro-kabalistica hexagrama: Yesod - Lua, Hod - Mercurio, Netsach - Venus, Tifereth - Sol, Geburah - Marte, Chesed - Jupiter e Binah - Saturno.

Cada um dos sete dias da semana é nomeado por designações de origens românicasou escandinavas dos sete planetas da astrologia clássica.Directamente ou por uma deidade associada. Começando com o ponto do Sol, localizando no septagrama ao longo de suas colocações de linhas os dias da semana ordenado e de acordo com as raízes planetárias: Domingo - Sol, Segunda-feira - Lua, Terça-feira - Tui (o Saxonico Marte), Quarta-feira - Woden (Mercurio), Quinta-feira - Thor (Jupiter), Sexta-feira - Frygga (Venus) e Sábado - Saturno

Sem comentários:

Enviar um comentário

Artesanato Makarte